terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mas afinal, o que beber? #CACHAÇA

Então pessoal, hoje dia 13 de Setembro é o Dia da Cachaça, e para comemorar vamos falar sobe esta brasileiriinha aqui na nossa coluna "Mas afinal, o que beber?"

http://www.aventurasgastronomicas.com.br/wp-content/uploads/2008/11/cachaca.jpg

De acordo com a legislação Brasileira: “Cachaça é a denominação típica e exclusiva da Aguardente de Cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 48% vol a 56% vol. a 20 °C, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro, expressos em sacarose.

A cachaça é dividida em dois métodos de fabricação, o industrial e o artesanal.

Industrial: No processo industrial ocorre uma produção em larga escala, acelerando o processo de fermentação do mosto de cana-de-açucar e de sua destilação, essa rapidez faz com que o produto perca um pouco de sua qualidade. Porém industrialização da cachaça tem suas vantagens, pode-se controlar cada etapa do processo, desde a temperatura que ocorre na fermentação, a quantidade de açucar, e a acidez do produto final.

Este processo, por ser padronizado e em maior escala acaba tornando-se mais fácil para exportação, o que vem ocorrendo muito nos últimos anos, cada vez mais a cachaça brasileira vem ganhando seu espaço no mundo e conquistando paladares extrangeiros com o seu sabor único.

Artesanal: As principais características da cachaça artesanal são: Cor, sabor e aroma. O tempo mínimo para uma cachaça ser considerada envelhecida, é de um ano, alguns produtores a envelhecem até dez anos. A cachaça é envelhecida em barris, cada barril fornece uma característica diferente à bebida, devido a reação entre a madeira, o oxigênio e outros componentes produzidos na fermentação da bebida, tornando-a dourada e com um sabor bem mais suave.

Existem barris de diferentes madeiras como o cedro, bálsamo, jequitibá, amendoim e carvalho. Os barris podem conter no máximo 700 litros.

RECEITA: Geladinho de Maracujá

Divulgação/Guto Costa
Ingredientes
50 mililitro (ml) de cachaça
10 pedras de gelo
1 colher(es) de sobremesa de açúcar
50 mililitro (ml) de suco de maracujá

Modo de preparo

Coloque os ingredientes no liquidificador; acrescente o gelo por último. Bata até virar uma mistura homogênea. Servir em taça de 200 ml. Se quiser, enfeite com a polpa e a semente do maracujá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...