sábado, 8 de janeiro de 2011

Mas afinal, o que é Rave?

Rave é um tipo de festa que acontece em sítios (longe dos centros urbanos) ou galpões, com música eletrônica. É um evento de longa duração, normalmente acima de 12 horas, onde DJs e artistas plásticos, visuais e performáticos apresentam seus trabalhos, interagindo, dessa forma, com o público. O termo "rave" foi originalmente usado por caribenhos de Londres em 1960 para denominar sua festa local. Em meados da década de 80, o termo começou a ser usado para descrever uma cultura que cresceu do movimento "acid house" de Chicago e evoluiu no Reino Unido Hoje em dia existe outra denominação que caracteriza Rave de pequeno porte, conhecida como PVT ou seja, "private" (festa privada), na qual a maioria das pessoas que comparecem são convidados e convidados dos convidados, sendo realizados também em sítios, chácaras ou outros lugares ao ar livre.

Sub-Estilos da música eletrônica comumente tocados em Raves: House, Electro, Techno, Minimal, Psy Trance, entre outros.

Há também as festas denominadas Indoor, que designam um significado para as raves que acontecem em lugares fechados, o oposto das Open Air que do termo em inglês significa ao ar livre. As musicas executadas pelos dj's das festas indoors, preferencialmente, são as vertentes do house (o tech house, progressive house, deep house e o electro house),segmentando dessa maneira as vertentes do Trance (psy trance, progressive trance, full on morning, full on groove, e outras) Para as festas Open Air (ao ar livre).

No Brasil, o estado onde mais acontece raves é em Minas Gerais. Em 2007, o jornal Estado de Minas apresentou uma reportagem de três páginas sobre “a praga das raves”, afirmando que as festas estão “fora de controle” e que elas “se multiplicam em ritmo acelerado em sítios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do interior”, não só em Minas, mas em todo o Brasil e no mundo. Um preconceito que vem sendo mudado a cada dia mais pelos amantes da música eletrônica, mostrando e exigindo respeito pelas pessoas de bem que frequentam esses tipos de eventos, e o principal, combatendo as drogas, que estragam e cria polêmicas em cima desses eventos, que vem sendo os mais organizados da atualidade

Fonte: http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...