A canadense Avril Lavigne usou a internet para divulgar disco que chegará às lojas em março |
Enquanto alguns discutem os rumos da indústria fonográfica e brigam na Justiça por direitos por músicas veiculadas on-line, outros optam por trabalhar com as imposições do mundo virtual usando a web para fazer um belo marketing – e, consequentemente, desenvolvendo trabalho de pré-venda de CDs.
Por enquanto, tem funcionado a receita “amostra grátis”: disponibilizar uma canção – o single – gratuitamente na internet, antes mesmo do lançamento do CD. A fórmula é tão antiga quanto as primeiras trocas de música via computador. Mas funciona, usando e abusando de novos meios e possibilidades oferecidos pela web.
Só neste primeiro mês do ano, cerca de 15 artistas internacionais que circulam no topo do mundo pop lançaram singles exclusivamente on-line. A cantora canadense Avril Lavigne, no primeiro dia do ano, disponibilizou What the hell para download gratuito no Facebook. Para baixar, era preciso clicar na opção “curtir”, da música na rede social. Uma propaganda e tanto, pois, cada vez que um usuário do Facebook faz essa opção, todos os amigos dele descobrem que a faixa está disponível.
O CD de Avril, Goodbye lullaby, chega às lojas em março. Este mês, será lançado o novo disco de Britney Spears, ainda sem título. Ela também fez o seu plano: trancaria o novo single, Hold it against me, em uma página da web. Depois de atingir 2 milhões de acessos, a faixa seria disponibilizada para venda no iTunes. Mas, por obra do destino, a canção vazou antes da hora.
Rap O rapper Kanye West é outro que lançou single no Facebook. Antes disso, a página que liberaria a faixa já somava 42 mil pessoas “curtindo”. Do lado dos bons moços, o backstreet boy Nick Carter liberou dois singles gratuitos do próximo disco em carreira solo. O CD será lançado em 2 de fevereiro.
Menos pop e mais valorizado pela crítica, o R.E.M também está lançando single on-line. A tática do grupo é aumentar as visitações no próprio site, onde a faixa está disponível, e aumentar o mailing. Para receber Discoverer, basta deixar o e-mail. A música é enviada diretamente para a caixa de entrada do interessado. Em troca, ele passa a integrar a lista de endereços eletrônicos da banda. O novo disco, Collapse into now, chegará às lojas em 8 de março.
Estrelas pop mais “sovinas” colocaram faixas à venda. Shakira fez isso com Sale el sol. Mas não adianta. Alguém compra, passa para a frente e logo o single está rodando o mundo. Navega livremente pela rede – de graça ou ilegalmente.
Uma dica para os internautas: no site www.ileaks.com, especialista em descobrir novos singles e videoclipes, é possível ouvir duas novas faixas de Chris Brown e outra do adolescente Justin Bieber.
Fonte: http://www.divirta-se.uai.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário